top of page

    A Vila Maria Zélia está inserida em uma Zona Especial de interesse Social da Mooca (ZEI-14), conforme a Lei 16.042/16² (São Paulo, 2016), sendo considerada de uso misto.  A sua principal característica é viabilizar a diversificação de usos, segundo a Lei 13.885/04, e promover densidades médias e baixas, sendo uma zona em que se pretende mais a preservação da morfologia urbana existente e acomodação de novos usos, do que a intensa transformação. 

    Ao seu redor estão as zonas de Centralidade (ZC), utilizadas como subcentros regionais; Zonas de Interesse Social 3 (ZEIS 3), identificadas pela intensa ocupação de imóveis deteriorados e subutilizados, cuja prioridade é a implantação de empreendimentos de interesse social.  Há também, a Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana  previsto (ZEUP), a Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPAM) e a Zona Predominantemente Industrial. (ZDE-1). 

    Tratando-se ainda do Plano Diretor, a região da vila encontra-se em uma área com coeficientes de aproveitamento (CA) básico igual a 1, máximo de 2 e usos residenciais e não residenciais. 

zoneamento do entorno.png

Zoneamento do entorno da Vila Maria Zélia. Mapa baseado em dados da Subprefeitura da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura de São Paulo

bottom of page